O relógio de ponto é uma ferramenta que veio para fortalecer e trazer segurança aos servidores dentro dos órgãos públicos. Agora, a Câmara Municipal de Barão de Antonina poderá oferecer ainda mais segurança e praticidade no dia dos servidores e do departamento responsável.
Controle da jornada de trabalho, facilidade na hora de conferir informações sobre entrada e saída de funcionários, segurança em relação aos direitos. Estes são apenas alguns benefícios para empregados e empregadores, da iniciativa pública e privada, com o registro do ponto. Das três principais formas de registrar a rotina de trabalho: manual, mecânica e eletrônica, a eletrônica acaba sendo a opção mais eficiente para controle e emissão de relatórios.
1- Seguro para a Empresa e seus Funcionários
O relógio biométrico é um dispositivo regulamentado pela Portaria 1510 e proporciona segurança jurídica para a empresa que o utiliza, pois é capaz de gerar o registro de ponto de forma eficiente, todos os dados dos colaboradores cadastrados, assim respaldando contra fraudes e processos trabalhistas.
O registrador de ponto biométrico possui uma impressora embutida, permitindo que o funcionário ao marcar ponto, possa receber um recibo de sua atividade, lhe possibilitando guardar um comprovante. Deste modo, o colaborador pode ter o controle sobre as horas trabalhadas, confirmá-las se necessário e passa a ter mais pontualidade, evitando perdas em seu salário por descontos indevidos.
2 – Aumento na Produtividade
O relógio de ponto é a melhor ferramenta para fazer a marcação da frequência, pois acelera o processo de gestão de rh e a averiguação do cumprimento das horas trabalhadas. O aparelho pode reconhecer funcionários por meio do uso de cartões, biometria ou teclado.
Este aparelho garante a assiduidade dos trabalhadores e o cumprimento da jornada estabelecida, evitando horas extras desnecessárias. Desse modo a empresa reduz custos e os colaboradores podem ter uma melhor qualidade de vida. Os dados dos funcionários que são registrados pelo relógio de ponto com comprovante, podem ser integrados a um software de ponto eletrônico biométrico e este administrado pelo setor de recursos humanos.
O sistema de ponto é um programa desenvolvido para ser integrado a equipamentos como o relógio biométrico, catracas e fechaduras eletrônicas, podendo ser acessado diretamente pela web. Em certos casos, ainda é possível acessar sem necessitar de instalações, cabeamentos e evita gastos adicionais.
Aplicando o ponto eletrônico biométrico, economiza uma grande quantidade de papel, que antes era utilizada nos livros de assinatura de ponto, assim trazendo a praticidade do controle para a palma da sua mão. Fazer todo o monitoramento fica mais fácil, rápido e ao seu alcance.
3 – Integração com Sistema de Ponto Eletrônico
Ao integrar a folha de ponto a um sistema, o administrador tem em mãos uma ferramenta que agiliza as tarefas rotineiras do setor de recursos humanos. Ele tem um controle preciso do tempo de trabalho e também das horas extras, assim permitindo mais facilidade na emissão de relatórios e análises diárias.
O aparelho através de conexão com a internet, seja através de rede local, wi-fi ou 3G, transfere os dados das marcações de ponto em tempo real, para o sistema que disponibiliza para o administrador de forma clara, as informações dos trabalhadores, notas complementares e o possibilita gerar relatórios com base nesse material.
Toda a contabilização de dias úteis, das faltas e horas extras de trabalho dos colaboradores são feitas de forma automática. O gestor pode cadastrar os benefícios de seus funcionários e dentro do software e controlar a emissão deles. No final, tudo pode ser exportado em outros formatos, onde o usuário escolhe se deseja exportar em um documento impresso, uma planilha ou um arquivo PDF.